Proteção e desinfeção de profissionais de saúde e segurança pública envolvidos no combate ao COVID-19 é foco de projeto desenvolvido por professores do DAELN

DAELN contra o COVID-19

Diante da pandemia do novo coronavírus, várias foram as atitudes promovidas e apoiadas por professores do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Curitiba.

Uma delas é o “Projeto de vestimentas, máscaras e dispositivos UV (Ultravioleta) / geradores de ozônio para proteção e desinfecção de profissionais de saúde e segurança pública envolvidos no combate ao COVID-19”. Segundo seu coordenador, Prof. Rubens Alexandre de Faria, o projeto é iniciativa de um grupo de pesquisadores, que conta com a participação dos Professores Fernando Castaldo, Gabriel Kovalhuk e Rafael Eleodoro Goes. Os objetivos são assim descritos: projetar, implementar protótipos e transferir a tecnologia de alguns insumos e equipamentos considerados vitais à segurança biológica dos profissionais de saúde, diretamente envolvidos com o tratamento do COVID-19.

Este projeto foi submetido a edital realizado pela UTFPR em busca de ideias para auxiliar no combate ao COVID-19, tendo sido contemplado com o valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais). Este montante, inicialmente viabiliza a realização da proposta, que tem amplo potencial de auxiliar profissionais envolvidos com o combate ao vírus.

O DAELN parabeniza a todos os envolvidos e apóia esta nobre iniciativa!