Professores do DAELN participam de rede de pesquisa para contribuição na manufatura distribuída de ventiladores mecânicos não invasivos de baixo custo
Diante da pandemia do novo coronavírus, várias foram as atitudes promovidas e apoiadas por professores do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Curitiba.
Os professores Hermes Irineu Del Monego e Marcos Eduardo Pivaro Monteiro, ambos do DAELN, estão participando do projeto “Sistema de Manufatura Distribuída de Ventiladores Mecânicos Não Invasivos de Baixo Custo”, cujo objetivo é fabricar no Brasil, em curto prazo e em larga escala, um ventilador desenvolvido em conjunto com pesquisadores da Europa.
De acordo com o site oficial do FASTEN Vita Pneuma, o objetivo é suprir a demanda crescente deste tipo de equipamento em virtude da progressão da pandemia do COVID-19, contribuindo assim para evitar o estrangulamento do sistema de saúde nacional. Para isso, uma mobilização que envolve mais de 20 universidades brasileiras e é liderada pelo INESC P&D Brasil visa criar uma rede distribuída de unidades de produção, formada por laboratórios e oficinas pertencentes a institutos de ensino e pesquisa públicos e privados de todo o Brasil, que disponham de impressoras 3D, CNC’s e máquinas de corte a laser.
Os grupos de pesquisa poderão se incorporar à rede de manufatura distribuída através da infraestrutura computacional da RNP e terão suas atividades coordenadas com base em conceitos e ferramentas de rede já desenvolvidos em projetos anteriores. Com isso, será possível distribuir, de forma otimizada, as demandas de produção de peças para a fabricação dos ventiladores mecânicos.
O DAELN parabeniza a todos os envolvidos e apóia esta nobre iniciativa!