Professores do DAELN integram grupo de pesquisadores que apresentou ventilador pulmonar de baixo custo

DAELN contra o COVID-19

Notícia parcialmente reproduzida do site oficial da UTFPR:

Mesmo já se passando alguns meses do enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, muitos hospitais ainda sofrem com a falta de equipamentos para disponibilizar novas vagas de unidades de terapia intensiva (UTIs). Por causa deste problema, pesquisadores da UTFPR criaram um grupo de trabalho e desenvolveram um ventilador pulmonar eletrônico de baixo custo (comparado aos existentes no mercado) e moderno: o Vent.U² .

O grupo é formado por professores dos câmpus Curitiba e Pato Branco, juntamente com um professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), de Campo Largo. Em menos de três meses, a equipe multidisciplinar envolveu pesquisadores das áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Computação, Design e Física.

O equipamento foi desenvolvido para atender pacientes em quadro grave da Covid-19, a um custo total aproximado de R$ 5 mil, utilizando peças de fácil acesso no mercado nacional. É capaz de prover ventilação mecânica invasiva (VI) e não invasiva (VNI), com a aplicação de pressão positiva nas vias aéreas.

[Clique aqui para ler a notícia completa]

O DAELN parabeniza o trabalho realizado pelos pesquisadores, principalmente os Professores Bertoldo Schneider JuniorFábio Schneider.